18/01/2009 - RETORNO CAMPO MOURÃO A MARINGÁ - FINAL DA VIAGEM



CONSIDERAÇÕES

Foram 17 dias inesquecíveis, nossa primeira viagem internacional, planejamento de mais de um ano, um sonho iniciado da vontade de algo diferente, de conhecer lugares, conhecer cidades, culturas e pessoas.
A viagem foi maravilhosa, começando uma nova viagem exatamente em um novo ano, justamente dia de Ano Novo estávamos na estrada, sem saber o que tinha pela frente a não ser a imagens que estavam na cabeça.
A medida que você planeja uma viagem, primeiramente você navega nas imagens e nos seus sonhos, mas quando você está vivenciando é algo inexplicável, ao olhar uma foto e ao estar no lugar torna-se um coisa mágica, você pensa, "nossa eu estou aqui", um sonho realizado.
Nossa viagem foi realizada com um orçamento baixíssimo, não priorizei o conforto, e sim a vontade de conhecer lugares novos e não me arrependi. Gastamos sem as despesas pré-viagem a média de 210 reais diários, para duas pessoas e fazendo uma comparação com um pacote turístico para a região de 7 dias que custa pelo menos US$ 1.300,00 , realizamos pelas metade do preço em duas pessoas e em 17 dias, além da liberdade de passeios, sem horários, fazendo o que bem entender.
Pensar o que foi mais bonito é difícil, mas não nos arrependemos de nenhum lugar que passamos, podemos destacar alguns inesquecíveis como o início da viagem, a chegada em Tafi del Valle, linda região, Cafayate com suas vinícolas e suas quebradas, o charme de Cachi aos pés da Cordilheira, o lindo vale na Cuesta del Obispo, Salta e sua arquitetura espanhola, Quebrada de Humauaca com suas mágicas montanhas coloridas, a estrada para Paso de Jama sensacional, depois chegamos no Deserto de Atacama, inimaginável, nenhuma fotografia traduz o que é estar lá, simplesmente fantástico, emociona.
Em nosso trajeto de volta a dúvida em voltar ou seguir pelo Sul, bateu a vontade de conhecer mais, retornamos pelo litoral beirando o Pacífico, majestoso e de uma imensidão tremenda, tivemos ainda a satisfação de presenciar o RALLY DAKAR, o maior do mundo, a charmosa La Serena, Vina de Mar, a mais famosa praia Chilena, além de Santiago, uma grande metrópole Sulamericana, passar pelos andes novamente através dos Caracoles, no Paso Cristo Redentor, pelo Pico Aconcágua, Puente del Inca, a estrada é muito bela. Finalmente Mendoza e suas Vinícolas, a cidade muito bonita, arborizada e simpática. Depois disso tudo voltamos cortando a Argentina "pelo meio", com rápidas passagens em San Luis, Sierra las Altas Cumbres, Córdoba, Santa Fé
Depois de tudo isso a gente redescobre a vida, voltamos com as almas lavadas, depois de descobrir novas culturas, novos hábitos, pessoas do mundo inteiro procurando algo diferente, seja de carro, moto, bicicleta, ônibus, pessoas que como nós sentiram a necessidade de descobrir novos rumos. Aprendemos muito, descobrindo como vivem aqueles povos do deserto, os descendentes incas do Norte da Argentina, com todas as dificuldades vivem felizes, e mais, vivem ainda com todas suas tradições históricas e folclóricas, ficamos emocionados.
Agora só resta pensar na próxima, não sei quando, mas voltaremos...


em breve balanço geral, mas vai aqui um pensamento de Amir Klynk

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

16 comentários:

JOBA disse...

Muito legal essa viagem de vocês, estou planejando uma viagem saindo de Foz indo até San Pedro de Atacama, descer até santiago e voltar por mendoza, Buenos Aires, e subindo de volta pela 101. Tenho dois filhos e gostaria que eles participassem desta aventura, pelo o que vc´s viveram nesta viagem o que acham da idéia, da viagem e de levasr crianças de 10 e 6 anos.

Unknown disse...

Olá Joba, sem problemas, conheci uma família de Cascavel com lá em San Pedro com crianças, é certo que passaram mal com a altitude, mas deve planejar bem e tomar cuidado na alimentação em dias de altitude, mas apoio vcs, vão que não se arrependerão...
Quando pretendem ir?
Abraços

JOBA disse...

Devemos ir no verão de 26 de dezembroa até 25 de janeiro....bem estou fazendo a programação. Abraços.

Fernando Martins disse...

parabens pela viagem
li o blog todo!!!!
estou indo pro atacama na proxima semana e cada vez que eu leio os relatos, a ansiedade bate!
parabens!!!
abraço

FH
Blog Route 777

Unknown disse...

Fala aí FH... tudo beleza
Você está pretendendo ir de que? Carro ou Moto...olha não vai se arrepender, pesquisei, li e reli diversos sites e blogs, achei que não ia me surpreender ao chegar lá...Mas engano... só indo lá mesmo, simplesmente maravilhoso...boa viagem, precisando de dica pode passar um e-mail
Abraços

Fernando disse...

Aff! Tinha escrito um comentario, mas a incricao no blog apagou tudo!
Zuzo beim, escrivinhamos de novo:
Esses economistas... devem ter uma veia aventureira ou coisa assim.RS
Dei uma rapida olhada e voces estao de parabens pela expedicao! Dah um comichao danado de imitar!!
Ateh saiu uma faisca de filosofia:
" O mundo se torna um lugar pequeno pra quem realiza grandes ideias"

Fernando

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Alexandre Lima disse...

Fala André !
Bacana sua trip! Muito massa mesmo!!
Não foi com vc que eu cruzei perto dos Cerros dos Siete Colores ? Estava viajando eu e um espanhol ! Vcs estavam de Carro !! Eu estava por essa região na época e lembro que conversei com um kra que estava fazendo uma viagem igual a sua!
Tenho quase certeza que era você!!
abs
Valeu por dar uma passada la no Blog Perrengueman!!
Se for vc ..isso prova q o mundo é mto pequeno!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Thelma e Emerson disse...

Depois de ler e reler, várias vezes o seu blog, terminei de montar o nosso roteiro, sairemos dia 06 de Dezembro!!
E viva a tecnologia! Parabéns pelo seu Blog, está perfeito!
Vou fazer o meu relato de viagem no blog : http://athayenne.blogspot.com/

Unknown disse...

Legal Thelma, aproveitem....já vou acionar o Seguir Blog e ficar antenado na sua Trip...

Alexandre Ritter™ disse...

Grande André! Vamos mantendo contato e quem sabe não viajamos junto qualquer hora.

Precisando alguma coisa aqui de Curitiba, ou querendo visitar, estou a disposição.

Forte abraço.

Unknown disse...

Blz Alexandre

Opa,fico agradecido, conheço esta city aí....gosto muito daí, cidade modelo....
Abraços

Muita Viagem - dicas e roteiros disse...

Muito legal esse passeio. Temos destinos incríveis no Brasil!