DIA 11/01 - 11º DIA DE VIAGEM

DE SAN PEDRO DO ATACAMA À ANTOFAGASTA - TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO

Levantamos cedo e saímos, nem tomamos café, deixamos para Calama, neste trecho, observamos que o deserto é mais seco ainda, pois não tem nem aquelas folhagens rasteiras douradas igual ao Paso de Jama e arredores de San Pedro, muito chato, chegamos a cidade de Calama e nos surpreendemos, pois a cidade nem parece no deserto, cidade grande, comércio forte, tem um Shoping enorme, logo depois a uns 10 km fica Chuquicamata, onde se encontra a maior mina de cobre a céu aberto do mundo, o Chile é o mair produtor do mundo desse minério, há muitas usinas no deserto, talvez por isso que a paisagem do deserto é meio esbranquiçada e feia, parece São Paulo, e aquele horizonte escuro de poluição.

PACÍFICO FINALMENTE...

Já era por volta de meio dia e meio, quando ao fundo do horizonte avistamos pela primeira vez o Oceano Pacífico, gigante, aquele que é o maior do mundo, imponente, mas até chegarmos em Tocopilla, descemos uma enorme fenda nas montanhas e dezenas de curvas, até que fim chegamos na cidade e porto, lá estava ele, um azul lindo e um mar agitado, enfim quase estávamos chegando ao nosso destino que era Antofagasta, em cima do Trópico de Capricórnio, só tiamos umas fotos e partimos ao Sul, a estrada bem mais agradável agora, margeando o Oceano, uma brisa muito gostosa para atenuar o sol escaldante.

CHEGAMOS AO TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO...

Antes mesmo de chegarmos na cidade de Antofagasta, perto da base aérea se encontra o Monolito do Trópico de Capricórnio, bem mais imponente que seus irmãos em Tilcara e Maringá, terminava alí a nossa missão, sonhada e desenhada a mais de um ano, que era conhecer o Pacífico atravessando o Capricórnio...dever cumprido, agora é pensar na volta...
Partimos para a cidade, muito grande, importante porto chileno, a orla da cidade muito bem cuidada, almoçamos tarde em um Mercado-Shoping, encontramos nossos conhecidos de Cascavel que estavam em San Pedro e também estavam retornando ao Brasil e logo depois fomos nos acomodar em um modesto hotel.
Na tarde noite fomos a outro Shopping aliás muito bom e grande, nem parece que tem crise por lá, muita gente comprando e passeando, lá fomos ver o pôr do sol, simplesmente sensacional, pra não dizer espetacular, de novo encontramos outros conhecidos de San Pedro que estavam indo pra Santiago, acho que todos faziam o mesmo roteiro, era o Edgar e Margarete, voltavam de moto, conversamos bastante, trocamos nossos e-mails e nos despedimos, esse mundo é pequeno mesmo, há mais de 3.500 km fizemos amizades que nunca esqueceremos, nos sentimos muito confortados nesses momentos longe de casa.
Amanhã quem sabe pegamos uma carona no Rally Dakar...até lá!!!

DESPESAS:

Antofagasta
Chuquicamata
Vista de Antofagasta
Montanhas formadas por anos de escavações na mina de cobre
Destino final da viagem - 11 dias para chegar no Pacífico depois de muitas paisagens

Monolito do Trópico de Capricórnio
Pela ruta Panamericana
Muitos brasileiros de moto por lá, aliás do mundo inteiro
Praia dos Chilenos... aliás piscinão
Chegando ao Pacífico
Os canhões de Tocopilla
Piscinão de Tocopilla
Paredão que antecede o Pacífico
Trem carregando a riquesa do Chile... minério