DIA 08/01 - 8ª DIA DE VIAGEM

DESTINO CHILE PELA RUTA 52

ESTRADA MARAVILHOSA

Hoje o dia foi só de viagem, saimos bem cedo de Tilcara, na despedida de Tilcara na noite anterior fomos ao restaurante do Carlitos, muito boa a comida e de quebra um show típico andino com Carlitos...muito bom, com direito a história da regiao contada em música e todo seu folclore, sao mais de 400 festas o ano inteiro, muito legal o show e com muito humor, excelente finalizacao em território Argentino. Acordamos cedo, subimos a Cuseta de Lipan, estrada linda, serpenteando uma quebrada, até 4.170 mts de altitude, tive que apelar pras folhas mágicas de coca, a Andréa nao gostou, depois caimos na Salinas Grande, uma das maiores do Altiplano, vimos a piletas(piscinas) de sal e partimos pra Aduana, 3 horas de espera, muita gente, pegamos a fila errada, que raiva, aqueles quardas nao informam nada, todos ficaram transtornados com a demora, mas enfim passamos pelo Paso de Jama que por sinal não tem palavras para definir, simplesmente imperdível...

O CARRO PEGOU "MAL DE ALTITUDE"

Depois de Paso de Jama começou novamente a subida do lado Chileno, logo após o Salar de Tara, ai pegou... o carro pipocou na subida, pensei até em voltar, ascendeu uma luz no carro, pensei agora ja era, aí lembrei do filtro de ar, alguns tiram, um argentino, parado também na subida me ajudou, muito simpático, aí fui embora, em 1ª marcha, 2ª marcha até o final da subida, uns 10 km, consegui pegar embalo e fui...foi o ponto crucial da passagem, linda a paisagens, parece desenhada...fomos a quase 5000 mts de altitude...quando pegamos uma descida de 50 km, o vulcao Licamcalibur é um daquekeles desenhados em cone, muito lindo, na descido o carro apagou a luz e normalizou... Eh eem vez de nós termos o Mal de Puna, foi o carro...ehhehehe...mas estamos em San Pedro de Atacama, amanha dia Light, manha livre e tarde pra passeios ao redor e dia 10 Geisers El Tatio.

DESPESAS;

Camping: 25,00 ps ar
Extras: 16,50 ps ar
Jantar: 13.100,00 ps cl

FOTOS, FOTOS E FOTOS.... ESTRADA LINDA

Vulcão Licancalibur, visto de todos os lados do Atacama
Brincando na neve a quase 4800 mts acima do nível do mar
Ainda restava uma pequena quantidade de neve a beira da estrada, o que nos divertir, pois foi a primeira vez que pudemos apalpá-la
Salar de Tara
Passamos a poucos kms. da divisa entre Chile e Bolívia, ao fundo a laguna verde na Bolívia, bem atrás do Licancalibur, mas para visitá-la, precisaria ir em San Pedro (uns50Km) para fazer a aduana e depois voltar, aí não dá!!!
Quase nesse ponto, o carro começou a pipocar devido a altitude, tive que tirar o filtro de ar, passei maus bocados por alguns instantes, mas logo voltou ao normal depois da descida, aventura é isso aí...imprevistos
Salar de Quisquiro
Atacama em sua plenitude
Paso de Jama
Passamos 3 horas em vão, por motivo de falta de informações, pois não avisaram que tinha 2 filas, para passageiros de ônibus(havia 5 ônibus) e particulares, resultado, sol no lombo, cansaço, stress
Atacama
 Espectadores ilustres de turistas
Cicloturista - Há vários por todo o Norte da Argentina e Chile
Vai um salzinho aí
Extração de Sal nas Salinas Grande
O povo desse local vive da extração de sal e da venda de artesanatos, detalhe: Lhama de Sal
Susques, na Argentina, parece uma cidade abandonada no m eio de nada, mas há 2 hotéis bem aconchegantes ali, pois é a última cidade antes de San Pedro
Muito linda a estrada
Altos del Morado, depois da subida da Costa del Lipan
Ponto mais alto da estrada em território argentino
Placa indicativa da interseção da Ruta 40, onde já havíamos passado entre Cafayate e Cachi, essa ruta cruza a Argentina de Norte a Sul por mais de 5000 km, entre La Quiaca e Ushuaia
Cuesta del Lipan
Cuesta del Lipan, um dos pontos altos desta travessia
Início da subida da Cuesta del Lipan, muito frio e vento neste trecho
Parada para registro, Purmamarca fica no início da ruta 52, que vai até Paso de Jama