DIA 12/01 - 12º DIA DE VIAGEM

COPIAPÓ - NO RALLY DAKAR 2009 - 10º ETAPA

Saímos cedo de Antofagasta, mas bem cedo mesmo, pois gostaria de poder ver o Rally, previa pegar o final nesse dia, já que eram mais de 500 km a rodar, trajeto muito monótono, não existe um verde sequer, nem aquelas forragens douradas de Paso de Jama, a não ser um ou dois oasis em que se instalaram posto de gasolina...
Depois de uns 70 km de Antofagasta, lógico, não poderíamos deixar de passar na escultura Mano del Desierto, uma mão de pedra esculpida em pleno deserto por um artista chileno, única parada antes de Copiápó, a estrada na maior parte do trajeto é feito fora do litoral, não entendi a razão dessa rodovia ir deserto adentro, não há uma única cidade, somente depois da cidade de Taltal volta a margear o Pacífico, dando um alívio a monotonia do deserto.
Depois de passarmos por Caldera, logo adiante avistamos um aeroporto de 1º mundo em pleno deserto, incrível...excelente, de dar inveja aos nossos por aqui, logo percebi que não era por acaso que o Rally ia passar por Copiapó, simplesmente por essa infra-estrutura do local.
Passados alguns minutos, um amontoado de carros a frente e carabineros no meio da rodovia, fiquei sem saber o que era, será um acidente!!! Não era não... e sim o local que o Rally estava por passar...
Isso mesmo, eu que esperava pegar o final do Rally em Copiapó, na verdade iria pegar a chegada dos pilotos, já passava de meio-dia, e ninguém havia chegado, absolutamente ninguém, um policial me avisou que estavam a uns 40 minutos dali...
Então arrumamos um lugar, estacionamos e foi ali mesmo ficamos aguardando a chegada...
Muito louco...doidura total...era um ponto de controle... os primeiros a chegar foram as motos...
paravam e saiam igual um raio, as motos dançaram mais que as bailarinas do tchan em cima daquelas pedras e areia do deserto, aquilo é loucura total...logo mais tarde e bem mais tarde, começaram a passar os carros, pareciam mais doidos ainda que os motoqueiros, aceleravam o que podia e não podia, haja motor para aqueles carros.
Fiquei sabendo mais tarde que a demora dos participantes foi devido a esta etapa ser a mais dificil de todo o Rally... até mesmo que nos piores lugares da Africa, onde era realizado.
Bom fiquei ali umas 2 horas e parti, pois o lugar a dormir estava a mais de 300 km, La Serena, cidade muito bonita, achei que foi um das mais bonitas de toda a viagem, a Avenida Beira-Mar é muito bonita, urbanizada, bem cuidada, prédios novos e bem cuidada.
Dormimos em um Camping, aliás o melhor camping de toda viagem, muito bom, arborizado, silencioso e com ótima infra-estrutura.


DESPESAS:
Almoço: 4.980,00
Gasolina: 21.000,00
Extras: 3.497,00
Camping: 12.000,00
Pedágios: 6.600,00


Perigo, Tsunami !!!! - Placa em La Serena
Av. Beira Mar, La Serena
Organização do Rally excepcional
Rally Dakar 2009 - Copiapó-Chile - animal
Rally Dakar 2009 - Copiapó-Chile - doidura
Rally Dakar 2009 - Copiapó-Chile... e dá-lhe poeira
Rally Dakar 2009 - Copiapó-Chile
Rally Dakar 2009 - Copiapó-Chile
Rally Dakar 2009 - Copiapó-Chile - loucura
Rally Dakar 2009 - Copiapó-Chile... dá licença carabinero
Vegetação zero....deserto 10
Rally Dakar 2009 - Copiapó-Chile
Rally Dakar 2009 - Copiapó-Chile
Rally Dakar 2009 - Copiapó-Chile
Rally Dakar 2009 - Copiapó-Chile

SITE OFICIAL DO RALLY DAKAR 2009 http://www.dakar.com/

Vídeo de piloto chileno desesperado por água e o público extasiado só querendo ver

Sem comentários: